Lógica de Programação

Antes de começar a programar é necessário entender a lógica para desenvolver os códigos de modo que o computador ou outros dispositivos os compreendam. Este curso aborda todos os itens necessários para essa compreensão, tais como: tipos de dados, variáveis, estruturas de decisão e repetição, entre outros. Tudo isso proporcionará os conhecimentos necessários para a utilização de diversas linguagens de programação.

 

Mercado de trabalho:  Pessoas que saibam lógica de programação podem buscar se especializar em alguma linguagem e programar tanto como freelancers, quanto para empresas que buscam esses profissionais, seja para aplicações desktop, web ou mobile.

Duração

De acordo com o plano escolhido

Números de Aulas

12 Aulas

Categoria

Tecnologia

Conteúdo Programático

  1. AULA 01 – INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
    • Objetivos da Aula
    • Estrutura do Curso
    • Lógica de Programação
    • Tomadas de Decisão
    • Organizando as Instruções
    • Linguagem de Programação
    • Pseudocódigo
    • Modelo de Pseudocódigo Padrão
    • Exercícios

    AULA 02 – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – TESTES DE MESA E DIAGRAMAS DE BLOCOS

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Teste de Mesa
    • Executando um Teste de Mesa
    • Diagrama de Blocos
    • Símbolos Especiais
    • Exercícios

    AULA 03 – TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Entendendo a Memória Ram
    • Mas então, o que são as Variáveis?
    • Declarando Variáveis
    • Conhecendo os Tipos das Variáveis
    • Mas e a Constantes, o que são elas?
    • A Linguagens de Programação e suas classificações quanto às Variáveis
    • Exercícios

    AULA 04 – OPERADORES ARITMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • O que são os Operadores?
    • Conhecendo os Operadores Aritméticos
    • Hierarquia das Operações Aritméticas
    • Aprendendo sobre os Operadores Relacionais
    • Analisando os Operadores Lógicos
    • Exercícios:

    AULA 05 – ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO

    • Objetivos da Aula
    • O Que Vamos Fazer
    • Comando de Decisão
    • Comando de Decisão Se
    • Comando de Decisão Select Case
    • Comando de Repetição
    • Comando de Repetição For
    • Comando de Repetição While
    • Laço de Repetição
    • Exercícios

    AULA 06 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

    • Objetivos da Aula
    • O Que vamos fazer
    • Programação Orientada a Objetos
    • O Conceito de Classe
    • O Conceito de Objetos
    • Herança Simples e Múltipla
    • Usar e Conversar com Objetos
    • Encapsulamento
    • Exercícios

    AULA 07 – INSTALANDO E CONHECENDO O MICROSOFT SMALL BASIC

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • O que é o Small Basic?
    • Conhecendo a Intellisense
    • Baixando e instalando o Small Basic
    • Iniciando a Instalação
    • Primeiros Contatos com o Small Basic
    • Fazendo uso do Programa
    • Salvando Projetos
    • Iniciando a Prática
    • Dicas e Curiosidades
    • Faça Você Mesmo!

    AULA 08 – ESTRUTURAS DE DECISÃO E REPETIÇÃO NA PRÁTICA

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Estrutura de Decisão Se
    • Comando de Repetição For
    • Comando de Repetição While
    • Faça Você Mesmo!

    AULA 09 – DESENHANDO COM SMALL BASIC

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Conhecendo a Biblioteca Gráfica do Small Basic
    • Desenhando formas Circulares e Retangulares
    • Criando formas sem Preenchimento
    • Trabalhando com as Cores da Biblioteca Gráfica
    • Aprendendo sobre a Tartaruga (Turtle)
    • Faça Você Mesmo!

    AULA 10 – CRIANDO E USANDO SUB-ROTINAS

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Utilizando Sub-Rotinas
    • Capturando Eventos do Mouse e Teclado
    • Criando um Programa para Desenhar
    • Faça Você Mesmo!

    AULA 11 – DESENVOLVENDO UTILITÁRIOS COM CÓDIGOS AVANÇADOS

    • Objetivos da Aula
    • O que vamos fazer
    • Elaborando um Conversor de Moedas
    • Objetos seguindo os Cliques do Mouse
    • Faça Você Mesmo!

    AULA 12 – ATIVIDADES INTERESSANTES NO SMALL BASIC

    • Objetivos da Aula
    • Executando Sons Nativos do Small Basic
    • Criando um Programa que permite ao usuário Escutar a Música que ele quiser
    • Publicando Projetos na Web
    • Importando Projetos da Internet
    • Jogos Prontos para Estudo
    • As 20 Linguagens mais populares da atualidade (Informações Complementares)
    • No que você se tornou?
    • Faça Você Mesmo!

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